A ORDEM DOS PERITOS DO BRASIL é um Instituto Nacional que vem agregar a classe dos peritos judiciais, assistentes técnicos, pesquisadores forenses e, porque não incluir, os peritos criminais. Nosso propósito é travar uma luta, no bom sentido, pelo reconhecimento da classe pericial, através da verdadeira aplicação do saber e por intermédio dos conhecimentos científicos adquiridos por cada indivíduo aplicados no desenvolvimento de seu trabalho técnico.

Pretendemos fortalecer os laços entre o Poder Judiciário, advogados, pessoas físicas e jurídicas que necessitam esclarecer casos que só por intermédio de um “expert” trará o caminho, a prova técnica, à facilitação da sentença.

O Novo Código de Processo Civil reconhece a importância da prova pericial e apresenta inovações para a designação do perito.

De acordo com o § 1º do artigo 156 do novo CPC, "os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado". Portando, o “expert” associado à OPERB terá seu cadastro à disposição do judiciário conforme o artigo acima citado.

Desta forma, a Ordem dos Peritos do Brasil tem como objetivo a união de todos os peritos para o reconhecimento profissional e científico perante a sociedade.

Cabe registrar ainda que a perícia é a “JUSTIÇA DO BEM!”. Com este lema, contamos com os associados, empresas patrocinadoras, colaboradoras, profissionais liberais e pessoas físicas à contribuir com a nossa missão, que é difundir as Ciências Forenses e os profissionais coligados às atividades periciais.

Muito obrigado,

Valter Diogo Muniz
Presidente OPERB