31 OUT

  • Por Fonte: Assessoria ICAE Brasil

"Dia 29 de setembro de 2018 foi realizado o II Congresso Internacional de Perícia em  Obras de Arte chamado ICAE Brasil 2018. Orgaanizado por Giova  - Grupo Interdisciplinar de Avaliação de Obras de Arte, sediado em Buenos Aires e com atuação no Brasil e recebeu o apoio institucional da OPERB, UNESCO, do Ministério da Cultura da República Argentina, do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), do IBRAM e também de outras instituições como a Associação Internacional para a Proteção do Patrimônio Cultural – ASINPPAC, o Rio Convention and Visitors Bureau, o departamento de Turismo da cidade do RIO – RIOTUR e especialmente a Secretaria de Cultura do Estado do Rio que em conjunto com o Theatro Municipal abraçaram este projeto.

O evento foi dividido por temas onde a segunda mesa do evento foi apresentada como Perícia Judicial de Obras de Arte onde a perita grafotécnica Alejandra Leyba da Givoa Argentina especialista em obras de arte, explicou com detalhes sobre a contribuição que esta disciplina faz ao perito de obras de arte. A perícia é um trabalho interdisciplinar e qualitativo onde as provas vão depender do acesso à informação da denominada “original ou material base de comparação”. Alejandra mencionou também as dificuldades de trabalhar no judiciário quando os tempos determinados pelo Juiz são muito curtos, muitas vezes não pode ser efetuada a pesquisa por falta de recursos.

Vice-presidente da Ordem dos Peritos do Brasil a Sra. Beatriz Teixeira Monteiro detalhou com bastante clareza a função das ordens e organizações que são agrupadas pelos profissionais e a necessidade de treinamento contínuo dos membros. Foi muito claro para o entendimento do heterogêneo auditório sobre as diferenças do trabalho do perito criminal, perito judicial e extrajudicial. A mesa foi moderada pelo Perito Nilton Campos Filho, do Instituto de Perícias Judiciais, que fez uma oportuna colocação sobre a banalização do Perito judicial. É preciso melhorar a oferta de educação da matéria já que existem inúmeros lugares de treinamento para ser um auxiliar da justiça, mas ministrado por pessoas que nunca trabalharam como peritos, isso traz muitas complicações no processo. O termo perito significa experiência e conhecimento, é por isso que um congresso de perícia é tão importante para a profissão.

Fonte: Assessoria ICAE Brasil

 

perita grafotécnica Alejandra Leyba da Givoa Argentina especialista em obras de arte, explicou com detalhes sobre a contribuição que esta disciplina faz ao perito de obras de arte.